TRABALHO DE PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE CAROL
CAPÍTULO 16: A ADOLESCÊNCIA E SEU SIGNIFICADO EVOLUTIVO
1. O que chamamos de adolescência?
R: Chamamos a adolescência a um período psicossociológico que se prolonga por vários anos e se caracteriza pela transição entre a infância e a idade adulta. 2. O que a adolescência representava para Stanley Hall?
R: Para Hall, representava um momento crítico no desenvolvimento humano por corresponder ao momento da evolução da espécie humana que supunha a passagem da selvageria para o mundo civilizado.
3. Para Sigmund Freud o que significava esse período?
R: Para Freud, esse período supunha o término do estágio de latência e o resurgimento dos impulsos sexuais após a puberdade, com que o desenvolvimento psicossexual alcançava sua meta final: a fase da sexualidade genital. O adolescente experimentava um retorno do Complexo de Édipo que deveria superar distanciando-se emocionalmente de seus pais e voltando-se para seus iguais, entre os quais escolheria um objeto sexual aceito socialmente.
4. A qual conclusão chegou John Coleman?
R: Após uma ampla revisão da literatura empírica existente sobre a adolescência, Coleman chegou a concluir que os dados disponíveis não permitiam manter a ideia da adolescência como uma época caracterizada pelo estresse e pelas tensões. Segundo ele o fato de muitos psiquiatras e de psicanalistas basearem suas teorias em dados procedentes de suas consultas com uma população com mais problemas do que a média e, portanto, pouco representativa, explicaria a obtenção de uma imagem negativa e distorcida.
5. Quais tarefas evolutivas estão associadas ao final da adolescência e o inicio da vida adulta precoce?
R: Terminar os estudos, procurar trabalho ou iniciar uma vida independente, supõe uma importante transição evolutiva, ainda que nesse caso as mudanças tenham um caráter mais social do que biológico.