trabalho de psicilogia Rosemberg
575 palavras
3 páginas
Faculdade de Desenvolvimento e integração regional - FADIRECurso: Bacharelado em serviço Social
Professora: Katarina Almeida
Aluno: Rosemberg Pessoa Silva
Fichamento
Boch,Furtado,Teixeira.capitulo1e2:A pisicologia ou as psicologias. A evolução da ciência psicológica.13ªed.São Paulo:Saiva1999.
A psicologia ou as psicologias:
1ª capitulo:
“CIÊNCIA E SENSO COMUM” (Pg:15)
Á Ciência é formada por um conjunto de conhecimentos formados de fatos e objetos de estudo, com erros e acertos buscando sempre descobertas com respostas conclusivas e isenta de emoções. E assim a ciência segue em frente.
Senso comum é uma psicologia utilizada em nosso dia à dia que faz parte do nosso cotidiano é algo que vimos ou ouvimos de alguém em algum lugar em algum momento de nossa vida assim passando a utilizar aquela vivencia para se próprio ou para ajudar ao próximo. Essa psicologia é denominada de psicologia do senso comum.
“SENSO COMIM: CONHECIMENTO DA REALIDADE” (Pg16)
O senso comum de forma geral é aquele conhecimento que acumulamos e utilizamos no nosso cotidiano, seja ele um adquirido ou assimilando termos e conhecimentos científicos. Assim conseguimos realizar nossas atividades do dia a dia com nosso instinto.
Esse conhecimento vai se formando lentamente com o passar dos anos, as pessoas em geral fazem parte desse cotidiano, até mesmo os cientistas utilizam o conhecimento do cotidiano para construir suas teorias. Assim o conhecimento da realidade nos ajuda a realizar de forma simples as tarefas da vivencia do dia a dia, das mais simples as mais complexas sempre com o intuito de facilitar nossas vidas. Ou seja, o senso comum utiliza todos nossos conhecimentos do empírico, criando uma visão de mundo e assim facilitando nossas atividades do dia a dia.
“Psicologia Cientifica”(Pg19)
A psicologia Científica estuda objetos específicos da psicologia seguindo uma linguagem rigorosa, métodos e técnicas especificas. É fruto de um processo cumulativo do conhecimento reconhecido ao longo