Porque Investir No Brasil
Na última reunião do Copom a taxa SELIC foi elevada em 0,50% atingindo o patamar de 12,75%. E com estimativa de elevações futuras por partes da maneira de como a utilização da taxa de SELIC é utilizada para tentar conter a inflação que tem predição de extrapolar a meta ( colocar meta inflação) em 2015, gerando consequências severas a cadeia produtiva no Brasil. Pelo fato de ficar mais caro produzir, e com isso o consumidor sofrerá com o aumento generalizado dos preços, visto alta dos preços administrados como, por exemplo, da gasolina e eletricidade que impulsionaram a alta da inflação e consecutivamente acarretou no aumento da SELIC.
Com a taxa básica de juros nesse patamar, o investimento financeiro é extremamente atrativo no Brasil, visto que o panorama mundial está em contra mão, citando a economia japonesa como exemplo onde prosperam com taxa negativa, e uma taxa de juros baixa na economia americana. Viável a manobras de investimentos por parte da versatilidade e velocidade do capital, sendo capitando nessas economias citadas e investido no Brasil, gerando um alto lucro garantido ao investidor.
A taxa de juros real no Brasil é a maior do mundo, sendo com isso os investimentos financeiros realçados a base da taxa de 12,75 % são extremamente viáveis dentro do atual panorama da economia brasileira. É um cenário muito bom para o investidor colocar seu dinheiro nos títulos públicos indexados a taxa Selic, ou mesmo em outras letras indexadas à taxa.
Porque não investir no Brasil?
O cenário da economia brasileira hoje não está propício ao investimento direto, visto que o PME divulgou dados recentemente que ouvi uma redução de 81.800 pontos de trabalhos formais, aliado a um aumento na taxa de juros juntamente com o alta inflacionária exposta na economia brasileira, o consumo tende a cair. Portanto com o cenário exposta aliado à tendência de diminuição de crédito ao consumidor, é que o consumo caia, contribuindo para o investimento