Trabalho de projetos
Telhados verdes são uma solução arquitetônica que consiste na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável, podendo ser uma laje impermeabilizada ou mesmo um telhado convencional.
Além de uma solução estética os telhados verdes são uma alternativa viável para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas, pois retardam a drenagem pluvial ( coeficiente de runoff), mitigando assim problemas com enchentes e saturação das galerias pluviais. São ainda uma ótima solução termoacústica, atuando como isolante evitando a transferência de calor, frio e ruído para o interior da edificação, desta forma minimizam gastos energéticos com aquecimento e refrigeração, constituindo se numa solução para a economia de energia.
Outro aspecto importante é o efeito obtido nos chamados microclimas urbanos, uma vez que a presença de áreas verdes além de contribuir para a captação de carbono e outros GEE’s (gases de efeitos estufa) decorrente da poluição, atuam fortemente na diminuição do stress caudado pelo excesso de concreto. Contribuem ainda para uma queda de temperatura nas ilhas de calor muito comuns nas áreas urbanas, devido ao calor armazenado nas edificações.
Em linhas gerais telhados verdes apresentam-se como excelente solução em arquitetura, reaproximam o homem dos ambientes verdes, contribuem para o combate aos GEE’s (gases de efeitos estufa), melhoram a qualidade de vida nas áreas urbanas e proporcionam um embelezamento impar às edificações.
Dados técnico
Telhados verdes devem ser aplicados sobre superfícies impermeabilizadas e aptas a receber uma camada de substrato e ou módulos plantados. A estrutura deverá suportar cargas compatíveis com o projeto desejado sendo em média 80 kg/m2( carga estática – exceto para gramados), podendo variar conforme o projeto.
Inclinação mínima de 2% e máxima de 35% , ou até 75% com travamento dos módulos;
Carga estática saturada para variedades, exceto gramado – 80 kg /m2;
Carga estática saturada para gramados