Trabalho de produção
Este trabalho tem como objetivo apresentar os tipos de layout, capacidade de turnos e trabalhos, seu objetivo e como obter um layout correto na sua empresa.
Antes de saber quais são os tipos de layout, deve-se conhecer mais um pouco sobre o layout, que é um arranjo dos diversos postos de trabalho dos espaços existente na organização. Sua mudança de um layout para outro requer um acompanhamento de uma segmentação dividida em 3 partes: (1) estudo do layout atual, (2) elaboração do novo layout e (3) aprovação, implantação e avaliação do novo layout. Mas para realizar um layout, deve-se seguir uma seqüência lógica que será demonstrada no decorrer do trabalho.
Existem alguns tipos de layout, sendo que apresentaremos os cincos (5) tipos principais que são por processo ou funcional, em linha, celular, por posição fixa e combinada.
No decorrer deste trabalho explicaremos mais um pouco sobre os principais tipos de layout, como são aplicadas nas empresas, como funciona a seqüência lógica para elaborar um e os objetivos que apresenta do por que em fazer um layout na sua organização. Cada arranjo físico apresentado neste trabalho tem por finalidade mostrar como podem ser encaixadas em respectivas organizações, como podem ajudar a organizar os equipamentos, os materiais e, ate mesmo, os empregados na hora da fabricação dos produtos.
Este trabalho foi elaborado por pesquisas realizadas em livros e no ambiente interno de empresas relacionadas sobre o assunto abordado, sendo que auxiliou a explanar o assunto mais aprofundado.
2. Layout
Primeiramente, (Cury, 2007, reescrito pela Academia Pearson, 2011, pg. 126) Layout corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho dos espaços existente na organização. Além da preocupação em melhor adaptar as pessoas no ambiente de trabalho, segunda a natureza da atividade desempenhada, envolve também arrumação dos móveis, máquinas, equipamentos e