Trabalho de produção
a) Como uma empresa, referência em Qualidade e Confiabilidade e reconhecida por seu Modelo de Gestão acabou enfrentando uma situação como esta?
A Toyota que até então era conhecida pela eficiência nos seus processos e qualidade de seus carros, trocou os pés pelas mãos ao colocar em ação a estratégia para se tornar a maior montadora do mundo. Ao estabelecer na década de 2000 como objetivo primordial o aumento das vendas e o crescimento desenfreado, deixou em segundo plano o que outrora havia posicionado a marca no mercado, a percussora da Qualidade Total, deixou de ouvir seus clientes e se distraiu dos sistemas de inspeção. O resultado veio logo a diante, a qualidade não conseguiu acompanhar o crescimento acelerado e em 2008 a montadora teve um prejuízo de US$2 bilhões além de imensuráveis perdas na credibilidade da marca em um recall de 8,1 milhões de veículos.
b) Como as questões aprendidas na aula com conteúdo sobre estratégia de produção e operações colaboram para analisar essa situação vivenciada pela Toyota?
A estratégia de produção das empresas não deve estar desvinculada da estratégia corporativa, elas devem caminhar juntas para aumentar o valor da organização. Entretanto o planejamento cujo objetivo é o aumento de vendas como o da Toyota, não deve ser priorizado ao ponto de depreciar as principais características de reconhecimento que a corporação já possuía: qualidade e bom relacionamento com o cliente. Os trade-offs devem ser equalizados de modo que não prejudique nenhuma das áreas funcionais, para que o crescimento seja sustentável. A estratégia deve contemplar uma visão sistêmica levando em consideração todo o ambiente que a empresa está inserida e a percepção de todos os stakeholders: os clientes, acionistas, funcionários. O que parece, é que apesar da infeliz experiência e grande prejuízo, a Toyota soube superar os seus erros e conseguir o que pretendia, em 2008 desbancou o reinado de 77 anos da GM e se tornou a