trabalho de português
ACESSIBILIDADE
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Interpretação e Produção de Textos, do curso de Arquitetura e Urbanismo, turno Noturno, da Universidade Paulista- pólo Sorocaba-SP ministrado pela professora Kátia
I - INDICE
I –ÍNDICE
II – INTRODUÇÃO
III – DESENVOLVIMENTO
IV – CONCLUSÃO
V - BIBLIOGRAFIA
VI – ANEXO 1 FOTO
VII – ANEXO II - EXERCICIOS
II – INTRODUÇÃO
O tema da acessibilidade é uma das questões centrais para a qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania pelas pessoas portadoras de deficiências - PPDs [01]. Com efeito, as dificuldades de locomoção nas vias públicas e de acesso aos transportes públicos, a par de inúmeros constrangimentos, freqüentemente inviabilizam o exercício pelas PPDs dos direitos à educação, à saúde e ao trabalho. O presente artigo examina a questão no contexto das obras públicas e de sua fiscalização pelas instituições de controle externo.
III – DESENVOLVIMENTO
Conceito de acessibilidade
Nos termos do art. 2º da Lei n.º 10.098/2000, acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Do ponto de vista das técnicas de engenharia e arquitetura, as condições para assegurar a acessibilidade encontram-se descritas em diversas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, tais como:
a) NBR 9050 – Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos;
b) NBR 13994 – Elevadores de Passageiros – Elevadores para Transportes de Pessoa Portadora de Deficiência;
c) NBR 14020 – Acessibilidade a Pessoa Portadora de Deficiência – Trem de Longo