Trabalho de português
O revigoramento da opressão metropolitana com a política adotada por D.Maria I fortaleceu a idéia de tornar a capitania independente de Portugal.
Um grupo de homens ricos influente em Minas Gerais aliado a outros indivíduos também se interessados na autonomia da Capitania planejou o movimento que tomaria o nome de Inconfidência Mineira. Mineradores, fazendeiro, grandes proprietários de terra, escravos,padres e funcionários públicos foram os personagens do movimento de 1789 na Capitania de Minas Gerais .
Em uma fazenda de 162 km com os sítios de casa, engenho, paiol grande, moinho, tudo coberto de telhas e senzalas cobertas de capim, 44escravos, reinava Alvarenga Peixoto. O inconfidente era ainda proprietário de extensas áreas de mineração nas quais empregava uns grandes números de escravos. Cento e trinta e dois foram os seus escravos confiscados no seqüestro de bens. Coronel de o Regimento de Cavalaria Auxiliar da Campanha do Rio Verde, a partir de 1785 envolveu se com o movimento desde o inicio participando ativamente das reuniões.
Fazendeiros eram também Cláudio Manuel da Costa, Francisco Antônio de Oliveira Lopes, José Aires Gomes, José Resende Costa. José Aires Gomes, por exemplo, seis fazendas, Francisco Antonio de Oliveira Lopes