Desafio do meio ambiente
Centro de Educação a Distância
Profª EAD: Edilene Maria de Oliveira
Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Sorocaba
Dezembro de 2011
Sumário Etapa n.º 1 3 Sustentabilidade 3 Etapa n.º 2 6 Política Nacional do Meio Ambiente 6 Objetivo da Política Nacional do Meio Ambiente 6 Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente 7 Considerações Finais 8 Etapa n.º 3 10 Saneamento Ambiental 10 Introdução 10 As interações do Saneamento Ambiental com as formas de planejamento ambiental 10 Planejamento Ambiental 11 Referências Bibliográficas 13
Etapa n.º 1
Sustentabilidade
Sustentabilidade é a habilidade, no sentido de capacidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em um certo nível, por um determinado prazo. Em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio, segundo qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, de termo indefinido no princípio.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade, até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
Ecologicamente correto;
Economicamente viável
Socialmente justo;
Culturalmente diverso;
A sustentabilidade é um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Podem-se citar medidas que estão no centro da questão da sustentabilidade ambiental: a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas.
Os pontos elementares da sustentabilidade visam à própria