TRABALHO DE PORTUGUES
IGREJA DA SAGRADA FAMÍLIA
JÉSSICA LARISSA HORN
2ª1
CURITIBANOS, 29 DE MAIO DE 2015
1.INTRODUÇÃO
Templo Expiatório da Sagrada Família, e também conhecido simplesmente como Sagrada Família, é um grande templo católico da cidade catalã de Barcelona (Espanha), desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, que é muito renomado no mundo inteiro. A igreja da Sagrada Família hoje é um ponto turístico muito visitado em Barcelona.
2.DESENVOLVIMENTO
A história da Sagrada família começou no ano de 1866 quando Josep Maria Bocabella i Verdaguer fundou a Associação Espiritual de Devotos a São José onde através dessa associação conseguiu várias doações onde em 1881 conseguiram comprar uma parcela do terreno de 12.800m² para construir este templo dedicado á sagrada família.
Um projeto começou a ser criado por Francisco de Paula Del Villar y Lozano mas depois de muitas discordâncias com os promotores o arquiteto abandonou a direção da obra. Onde deixou a vaga livre quando Antoni Gaudí em 1883 assumiu a direção. Quando assumiu a direção as obras estavam em um ótimo ritmo, ganharam uma doação anônima muito grande e Gaudí mudou todo os seus projetos, pensou bem maior que o outro arquiteto. Fez um projeto todo novo e inovador tanto nas formas e estruturas quanto na construção: uma igreja de grandes dimensões, com torres altas e com arquitetura e escultura carregada de simbologia religiosa, capaz de transmitir ensinamentos da Igreja e do Evangelho. Naudí começou pela fachada e talvez pela ironia do destino foi a única parte que ele conseguiu ver concluída em 1925 ela ficou pronta e no dia 10 de julho de 1926 ele faleceu aos 74 anos de idade. Totalmente dedicado ao projeto, Gaudí chegou a viver e montar uma pequena oficina ao lado da abside do templo, onde trabalhava continuamente na elaboração de planos, desenhos, esculturas, fotografias entre outros detalhes, Gaudí nunca teve medo de não concluir o que