Trabalho de portugue
Achávamos que o essencial para desenvolver o país seria criarfábricas e bancos. Hoje constatamos que sem os conhecimentos e a organização social correspondente, construímos uma modernidade com pés de barro, um luxo de fachada que já não engana mais ninguém. Astransformações que hoje varrem o planeta vão evidentemente muito além de uma simples mudança de tecnologias de comunicação e informação. No entanto, as TCI, como hoje são chamadas, desempenham um papelcentral. E na medida em que a educação não é uma área em si, mas um processo permanente de construção de pontes entre o mundo.
Educação é, etimológica e epistemologicamente, movimento, mudança... e, aí acrescento, transformação individual e social!
É por isso que sempre digo: há formas e formas de ser fazer “educação”. Devemos, portanto, sempre nos perguntar a quem serve esta ou aquela educação.
Cabe a todos nós, trabalhadoras e trabalhadores em educação, organizarmos as nossas ações de forma sistemática e criativa, desenvolvendo projetos e ações coletivas junto aos demais sujeitos da escola e da comunidade, de forma a construirmos, processualmente, as condições concretas para que a Educação Cidadã e Integral se tornem realidade no município em que vivemos e atuamos,
As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos