Trabalho de Portugu s
A dama e o unicórneo
Índice
Resumo
Personagens e Narrativa
Autora
Conclusão
Resumo
Tracy Chevalier criou ficção em torno de uma pintura do holandês Johannes
Vermeer. Nesse novo livro, a inspiração é o conjunto de tapeçarias conhecido como
A Dama e o Unicórnio, uma das mais belas peças do Museu Cluny, em Paris. A história se passa no fim do século XV, quando um nobre de Paris, Jean Le Viste, encomenda ao miniaturista Nicolas que é um tanto arrogante e sedutor, que desenhe tapeçarias comemorativas para marcar sua ascensão à corte francesa..
Enquanto Nicolas está medindo a sala para realizar seu trabalho, ele conhece a bela jovem Claude e fica encantado com a moça, mas logo se desanima ao saber que ela é filha do nobre que o contratou, já que a diferença entre suas classes sociais nunca permitiria que eles ficassem juntos.
Originalmente as tapeçarias eram para ser sobre uma batalha, com muitas espadas, sangue e soldados, mas Genevieve esposa de Jean, convence o artista a mudar o tema já que ela não acha agradável cobrir as paredes de uma sala que suas filhas irão frequentar com tanta violência. Ela pede para que as obras tenham mulheres e sejam mais suaves.
Após pensar bastante e ter um sonho um tanto conturbado, Nicolas resolve fazer o desenho de unicórnios, criaturas mitológicas com o poder de cura e sedução. A tapeçaria será confeccionada em Bruxelas, por um ateliê muito renomado e Nicolas insiste em acompanhar as modificações que deverão ser feitas para que sua pintura se transforme em uma tapeçaria, mas antes de partir, ele deixa muita confusão entre as mulheres da família Le Viste.
Personagens da narrativa
O propósito de cada personagem, até o mais secundários, é bem delimitada dentro do enredo. Cada um com seu propósito, característica e bagagem.
Nicolas é o típico artista sem vergonha, que quer apenas aproveitar os prazeres da vida. É bonito, sedutor e sabe bem como conquistar as moças ao seu redor com sua fala mansa e a