Trabalho De Port
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
PROFESSOR: CLEBER MARIANO
GÊNEROS TEXTUAIS
ALUNAS: BRUNA RIBEIRO
FERNANDA ALVES
TURMA: 1º ANO
CONTAGEM
2014
INTRODUÇÃO
Existem muitos tipos de gêneros textuais, entre eles a injunção, a narração e a descrição, e cada gênero com uma classe gramatical predominante. Nesse trabalho iremos definir tais gêneros e exemplificar os mesmos, apontando suas principais características, e as classes gramaticais que mais se destacam em cada gêreno.
DEFINIÇÕES
Injunção: Indica como realizar uma ação. Também é utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo, porém nota-se também o uso do infinitivo e o uso do futuro do presente do modo indicativo.
Ex: Previsões do tempo, receitas culinárias, manuais, leis, bula de remédio, convenções, regras e eventos.
Narração: Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercadas de narrações desde que nos contam histórias infantis até às piadas do cotidiano.
Ex: Contos, fábulas, crônicas, romances, novelas, depoimentos, piadas e relatos.
Descrição: Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto refere. Nessa espécie textual as coisas acontecem ao mesmo tempo.
ANÁLISE DOS TEXTOS
ANEXO 1
O anexo 1 está caracterizado como um texto injuntivo, pois tem uma linguagem objetiva e simples, o que facilita o entendimento do