Trabalho de plano de incinerador de reisduos
1102 palavras
5 páginas
GESTÃO DE RESÍDUOS |A Gestão de Resíduos, sejam eles domiciliares, hospitalares, industriais ou agropecuários, inicia antes de sua geração. A Lv Soluções Ambientais, defende uma gestão integrada, que utilize uma série de recursos e tecnologias para transformar resíduos em matéria prima e reduzir o impacto negativo dos resíduos sobre o meio ambiente.
Antes da geração do resíduo deve haver uma séria preocupação com a redução da geração do resíduo, a substituição de materiais nocivos por mais inofensivos, a reutilização de materiais sem dispêndio de energia com reciclagem, ou até, se possível, a não-geração de resíduo. Mas, uma vez que o resíduo foi gerado, é necessário gerenciá-lo da melhor forma possível. Alguns tipos podem ser encaminhados diretamente para a reciclagem, seja de matéria ou de energia. Outros precisam de um tratamento prévio, como resíduos hospitalares ou químicos. A melhor opção de tratamento ou reciclagem deve contemplar o gasto de energia no processo, no transporte, a possível poluição da água, do solo e do ar.
Ao final, após o tratamento e/ou reciclagem, sobra ainda resíduo que deve ir para um aterro o melhor possível. No entanto, a quantidade a ser destinada ao aterro deve ser controlada, pois ali estará sempre representando um perigo para a sociedade e o meio ambiente. Um passivo ambiental que poderá permanecer por várias gerações.
CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS |
Segundo a Norma ABNT NBR 10004:
Resíduos de classe I – Perigosos
Resíduos com propriedades físico-químicas e infectocontagiosa. Devem apresentar ao menos uma das seguintes características: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.
Resíduos de classe II - Não Perigosos
Os resíduos não perigosos, são classificados em-
Não Inertes
Não se enquadram nas classificações de resíduos classe I ou classe II. Apresentam propriedades tais como: combustibilidade, biodegrabilidade ou solubilidade em água.