Trabalho De Planejamento
ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL
Planejamento e Segurança da Construções
2014
Ariel Puttini 20372542
Bruna Carneiro 20296580
Igor Tavares 20045485
Leonardo Marques 20435190
Rafael Troeira 20598967 Vanessa Vieira 20140065
Elaboração do Projeto do mapa de risco
SÃO PAULO
2014
1. Introdução
Este trabalho tem a função de analisar os riscos físicos, químicos, biológicos, mecânicos e ergonômicos, afim de qualificá-los e assim elaborar medidas que possam diminuir/extinguir os riscos. No Mapa de Riscos, os círculos de cores e tamanhos diferentes mostram os locais e os fatores que podem gerar situações de perigo em função da presença de agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
O mapeamento é importante pois possibilita o desenvolvimento de uma atitude mais cautelosa por parte dos trabalhadores e frequentadores diante dos perigos identificados e graficamente sinalizados. Desse modo, contribui com a eliminação e/ou controle dos riscos detectados.
2. Riscos Ambientais
Para elaborar um mapa de risco, é necessário saber quais são os riscos que podemos encontrar em um ambiente. São eles:
- Riscos Físicos:
RUÍDO: O som representa as vibrações mecânicas da matéria, através do qual ocorre o fluxo de energia na forma de ondas sonoras.
VIBRAÇÃO: É qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo. Esse movimento pode ser regular, ou irregular, quando não segue um padrão determinado.
RADIAÇÃO IONIZANTE: São emissões de energia em diversos níveis, ultra violeta, raio-X, raio gama e partículas alfa e beta, capazes de contato com elétrons de um átomo, provocando a ionização dos mesmos.
RADIAÇÃO NÃO-IONIZANTE: Ao contrário da anterior, não tem poder de ionização pode causar contrações cardíacas, debilitação do sistema nervoso central, catarata ou até mesmo a morte. Fator determinante é o tempo de