Trabalho de pim
Hoje em dia a concorrência entre as corretoras atuantes é muito disputada, desde número de serviços oferecidos, guerra de preços, valor da corretagem cobrada está caindo vertiginosamente nos últimos anos, luta por novos clientes no mercado e por clientes que são de outras corretoras, tentativa de atrair profissionais de uma corretora para outra oferecendo maiores salários e benefícios.
O número de anúncios veiculados nos meios de comunicação dessa indústria também apresentou um crescimento espantoso ao decorrer dos últimos anos. Na maioria dos anúncios as corretoras veiculam as vantagens de ser cliente de uma ou de outra e sempre enfatizando o preço aliado as vantagens de ser de uma corretora ou de outra.
Outro aspecto sobre essa ambiente competitivo é o movimento de consolidação do setor aonde várias corretoras independentes, que são corretoras que não tem nenhuma ligação com algum banco como é o caso da Um Investimentos, estão sendo compradas por grandes bancos brasileiros e muitos bancos estrangeiros também. O último grande negócio foi a compra da Ágora pelo Bradesco. Existe especulação da compra da Link por um banco estrangeiro que quer entrar nesse setor no Brasil e a especulação de que o Itaú está comprando a XP Investimentos.
Existe hoje no mercado uma gama de corretoras atuantes. Uma das diferenciações entre as mesmas é o foco dos clientes da corretora. A grande maioria atua com clientes pessoa física e pessoa jurídica, porém nem todas são bem sucedidas em ambos os públicos.
O propósito das corretoras são muito parecidos, ou seja, realizar a intermediação financeira dos clientes que ela possui. É muito comum o mesmo cliente ter conta em mais de uma corretora, pois assim ele pode obter informações e opiniões de