trabalho de pesquisa
1. Função social da educação – evitar as contradições existentes entre os interesses pessoais e os sociais – daí a importância da educação.
Tarefas da educação:
A) uma das tarefas da educação tem sido a de demonstrar que os interesses individuais só se podem realizar plenamente através dos interesses sociais.( coletivos) Em outras palavras, a educação, ao socializar os indivíduos, mostra a ele que, sozinho, o ser humano não sobrevive. Ao contrário, o ser humano só s desenvolve potencialidades em contato com outras pessoas.
A convivência no grupo, por sua vez, só é possível se o indivíduo acatar certas regras comuns a todos, se for capaz de abrir mão de alguns de seus desejos para ter outros, socialmente aceitos.
Durkheim percebeu que a convivência na sociedade é impossível sem a educação, elemento adaptador e normalizador básico na integração indivíduo- sociedade. A geração adulta já foi socializada e, por isso já integrada à sociedade, exerce uma ação sobre as gerações mais jovens.
CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO.
Vimos que a função da educação é integrar o indivíduo à sociedade. No entanto é importante saber que esta educação possui duas características: é una e múltipla.
UNA- deve inculcar no indivíduo idéias que fazem parte do meio social em que vive. Como vimos na visão de sociedade( organicista), a sociedade se caracteriza por ser um corpo social cuja tendência natural é o progresso e a harmonia( ordem). A garantia dessa tendência nos é dada pela moral social (é sociedade, que impõe aos indivíduos, a conduta exigida pela sociedade). Nesse contexto, a educação se caracteriza por ser o ato de transmissão dessa moral. Logo, a educação é uma porque reproduz a sociedade.
Ex: em Atenas- escola formava espíritos delicados, embebidos em