Trabalho de Pesquisa
O presente trabalho tem como objectivo geral abordar no tema “Desemprego”, que nele contem vários subtemas de entre eles são:
O presente tem como objectivo especifico chegar aos leitores para que traga boa informação e forneça conhecimentos e também sirva de base de dados para os mais interessados.
O trabalho baseou-se nas pesquisas bibliográficas das obras De C. D. Echaudemasion,
Dicionário de Economia e Ciências Sociais, N. G. Mankiw. Princípios de Macroeconomia,
SAMUELSON. Paulo A e NORDHAUS, William D. Economia e da obra de DORNBUSCH
Rudrigues, FISCHER Stanley e STARTZ Richard Macroeconomia, 8a Edição.
1
Desemprego
Segundo o dicionário de economia e ciências sociais (2001: 243), “Desemprego – é a parcela da força de trabalho disponível que se encontra sem emprego”.
Características do Desemprego
Para Nordaus (1998; 78), “ao aborda-se a questão do desemprego é preciso ter em conta vários factores tais como nível educacional, qualificação profissional e experiência no mercado de trabalho, que determinam o desemprego. Além disso, e em grande medida relacionado a esta questão, o conhecimento da estrutura do desemprego permite testar ou colaborar determinadas teorias sobre a origem do desemprego, ao menos na medida em que estas teorias têm previsões sobre que tipo de trabalhador tem maiores chances de se tornar desempregado”.
Portanto, importa referir que o conhecimento dos factores determinantes do desemprego, de sua importância relativa, assim como dos mecanismos que levam a sua ocorrência, é fundamental ao desenho de políticas de longo prazo que sejam capazes de reduzir o desemprego de forma eficaz.
Origem do Desemprego
Segundo Nordaus (1998; 97): “A origem do desemprego está na equivocada visão economicista, que acredita que o desenvolvimento depende exclusivamente da estabilidade económica, algo que se persegue há vinte anos”. Portanto, acredita-se que um pouco de ganância e capital seriam suficientes para gerar