Trabalho de pedagogia e licenciatura
Disciplina: Processo Educativo no Contexto Histórico Professora: Bernadete de L. Streisky Strang Aula: 01 – Uma Viagem do Mundo antigo ao Medieval
Semestre: 1º
A EDUCAÇÃO ANTES DA ESCOLA
A educação no período do Mundo Antigo ao Medieval foi erroneamente interpretada como uma época de trevas foi lá que a escola, tal como a conhecemos hoje, se constituiu.
O termo educação é muito abrangente, pois envolve todo o processo de convivência do ser humano no contexto em que está inserido. Nas sociedades primitivas e de povos considerados bárbaro, não existiam escolas formais nem métodos de educação reconhecidos pela ciência, porém, a educação já estava presente nos povos primitivos, tendo como objetivo promover o ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social por meio de experiência adquirida de gerações passadas. Entre os povos primitivos, a educação era caracterizada da seguinte forma:
* Cerimônias de iniciação e assimismo – crença de que tudo possuía uma alma; * Educação através da imitação dos mitos e ritos – O que colaborou com a construção cultural da sociedade e posteriormente com a ciência.
Um aspecto relevante a ser destacado é que os primeiros professores são, inicialmente, os chefes de grupos familiares. Posteriormente, a instrução passa a ser dada pelos sacerdotes, que se constituem nos primeiros professores profissionais.
A EDUCAÇÃO ORIENTAL
A transição da sociedade primitiva nômades para os primeiros estágios da civilização oriental, embora primitiva, mas com avanços na educação. Caracterizou-se no seguinte aspecto:
* Substituição da organização genética da sociedade por uma organização política; * Formação de uma linguagem escrita e de uma literatura. Tinha como finalidade a reprodução e manutenção da cultura dominante através da educação.