resumo pedagogia e pedagogos para quê?
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos
Para quê? 3º Ed.- São Paulo, Cortez, 2000. 200p.
O autor José Carlos Libâneo, Doutor em Filosofia e História da Educação pela PUC, Pós- doutorado pela UniversidadeValladolid, Espanha. Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Goiás. Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Teoria da educação, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, organização e gestão da escola. É consultor do CNPq e CAPES e pertence a várias associações cientificas e sindicais. Publicou seis livros, dentre eles o livro que tomamos como base para construção deste texto, Pedagogia e Pedagogos para quê?
O conteúdo abordado pelo autor neste livro traz um discurso em favor do curso de pedagogia e a formação do profissional pedagogo. Confrontando com o Parecer CFE 252/69, que reduziu o curso de Pedagogia à Licenciatura e continuou a perdurando na ANFEPE. Essa historicidade vem apresentando declínios no curso de pedagogia e na formação dos pedagogos, Toda argumentação do autor é em torno de que sejam criados dois cursos distintos, um para pedagogia e outro para professores. Não negando que o professor seja um pedagogo. Mas, afirmando que, nem todo objeto de estudo que a pedagogia utiliza para desenvolver suas atividades, seja em qualquer gama, seria da competência do professor.
Essa obra é composta de cinco capítulos, constituídos de argumentos que venham responder a questão explícita no título do livro, Pedagogia e Pedagogos pra quê? Pois, essa tem sido a indagação de muitos graduandos de pedagogia, que ao término do curso se sente desmotivado em exercer a profissão de pedagogo. São essas questões que o autor enfoca de maneira bem clara, tentando despertar certo incômodo no leitor que se interessa por essa área.
O autor aborda no segundo e quarto capítulo do livro, uma breve referência histórica da primeira regulamentação do curso Bacharel em Pedagogia no Brasil (1939), que era distinto do de