trabalho de patologia
TROMBOSE
A trombose consiste em uma alteração circulatória oriunda de uma reação hipermétrica do sistema de coagulação ou de hemostasia.
Diante de uma lesão vascular, esse sistema de coagulação entra em ação a fim de evitar o extravasamento sanguíneo. O aumento na intensidade de ação desse sistema, aliado à diminuição da velocidade sanguínea, induz a formação de um tampão sólido — o trombo — anormal que, ao mesmo tempo que exerce sua função selante, impede também o bom funcionamento dos vasos e da circulação sanguínea, tal a sua grande proporção. Daí o nome trombose, indicativo de uma formação anormal do trombo no vaso. modificações anatômicas da parede vascular podem originar um fluxo sanguíneo turbulento, levando à periferização de plaquetas, que imediatamente aderem à parede e iniciam a formação do trombo.
EMBOLIA
Massa intravascular sólida, líquida ou gasosa, transportada pela corrente sanguínea com uma grande porcentagem de originalidade dos trombos, trombos venosos ou arterial. As consequências da embolia podem ser: embolia do líquido amniótico e embolia gordurosa
A embolia pode originar isquemia — devido a obstrução dos vasos — ou infartos, consequência da isquemia.
ISQUEMIA é a diminuição de suprimento sanguíneo para uma parte do organismo, a principal consequência da isquemia é a hipóxia, ou seja, falta parcial de oxigênio nas células. a isquemia tem dois tipos Relativa, quando ocorre diminuição do aporte sanguíneo e Absoluta, quando ocorre supressão do aponte sanguíneo. Pode haver isquemia em qualquer parte do organismo: isquemia miocárdica, pulmonar, renal, entre outros.
INFARTO
É a morte tecidual devido à falência vascular
ATEROSCLEROSE