Trabalho de orçamento
No referido capítulo, o DNIT faz uma abordagem geral sobre as quatro etapas de planejamento de execução da obra, as quais ditam a forma como deve ser planejado o projeto em si.
O primeiro explorado é o plano de execução da obra onde se listam as atividades sequenciadas da obra onde se estabelecem sob os parâmetros de época de início dos trabalhos, período de execução, consequências da localização do tipo de obra, plano de execução de fato e dimensionamento dos equipamentos. É importante que o orçamentista tenha conhecimento de fatores como disponibilidade de mão-de-obra no local dos trabalhos, tais como especialistas, como médico segurança do trabalho, por exemplo. A mobilização de mão-de-obra encarece a obra.
É de suma importância considerar o fator tempo no plano de trabalho de forma iniciar a obra no momento certo e distribuir os serviços no tempo favorável à execução dos mesmos. Isso tudo de forma que a obra não sofra consequências de ordem financeira como perda de material em dias de chuva, por exemplo, ou indisponibilidade de profissionais, tendo de levar transportar profissionais de fora encarecendo a obra.
Quanto ao tempo de execução, é importante avaliar o tempo de execução que demanda cada serviço de forma a não prolongar muito o tempo de obra, pois quanto mais tempo de obra, mais cara a obra em virtude da mão-de-obra (encargos, alimentação, transporte, etc).
A localização e o tipo de obra também repercutem no valor da obra, aspectos como geográficos, geológicos e geotécnicos, além de climáticos,