Trabalho de observação nas series iniciais do ensino fundamental
Educação, escola e políticas públicas.
Pretendo fazer uma observação mais específica na relação entre educação e sociedade na instituição que me concederá a permissão para a realização do estágio.
2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise da relação entre educação e sociedade, conseqüentemente esbarrando na questão de políticas públicas para a estruturação do projeto educacional. As instituições de educação, principalmente as públicas passam por muitas dificuldades como a falta de recursos materiais e humanos. As conseqüências destas manchas recaem no atendimento escolar.
A educação é repleta de lacunas que causam em diversos alunos a desistência, seja ela pela falta de interesse ou motivação, ou pela omissão das autoridades no caso da escola pública. O que temos no Brasil, de forma generalizada, é um ensino precário e muitas vezes prejudicial aos estudantes. É preciso assumir isto de forma muito clara para que tenhamos, pelo menos, alguma chance de mudar a situação. A política de avestruz assumida por quase todos os dirigentes em educação apenas perpetua a falta de qualidade. Deve-se ter em mente os obstáculos presentes em educação e ensino neste País. São problemas e distorções de ordem política, institucional, econômica e técnica.
Precisamos de dirigentes que tenham como meta o alcance da qualidade do ensino sem subterfúgios. Boas condições de infraestrutura (cerca de 50% das escolas públicas brasileiras não possuem bibliotecas), foco da gestão na produção de bons resultados de aprendizagem e resgatar o papel do professor, além de criar as condições para que as escolas retomem a autoridade que lhes foi tirada pela degradação das condições de relacionamento e da indisciplina em sala de aula. Sem enfrentar esse mar de problemas, patinaremos nesta situação de precariedade e balbúrdia que caracteriza o nosso sistema educacional. A sociedade brasileira moderna passa por momentos de