Trabalho de no máximo 2 laudas, baseado no tema:
O Fluxo de Caixa Descontado (FCD) como instrumento para apuração do valor da empresa.
O fundamento básico da avaliação pelo FCD é que é possível apurar-se o va¬lor de uma empresa com base em seus fundamentos financeiros expressos em seus fluxos de caixa.
O método do FCD incorpora o pressuposto de que um investidor somente abre mão de um consumo atual em troca de um consumo maior no futuro, levando em consideração o conceito do valor do dinheiro no tempo. A taxa de atratividade definida para a avaliação econômica, é aquela que proporciona um retorno esperado às várias fontes de capital de maneira a remunerar inclusive o risco assumido.
Na avaliação econômica de investimentos, o método de Fluxo de Caixa Des¬contado (FCD) é o que representa o maior rigor técnico e conceitual para expressar o valor econômico. Uma empresa é avaliada por sua riqueza econômica expressa a valor presente, dimensionada pelos benefícios de caixa esperados no futuro e descontados por uma taxa de atratividade que reflete o custo de oportunidade dos vários provedores de capital.
O método do FCD incorpora o pressuposto de que um investidor somente abre mão de um consumo atual em troca de um consumo maior no futuro, levando em consi¬deração o conceito do valor do dinheiro no tempo.
A taxa de atratividade definida para a avaliação econômica é a que proporcio¬na um retorno esperado às várias fontes de capital, de maneira a remunerar inclusive o risco assumido.
Na avaliação econômica de empresas, o método do fluxo de caixa descontado é o que apresenta o maior rigor técnico e conceitual. Este método está voltado para a apuração da riqueza absoluta do investimento - valor presente de um fluxo de benefícios econômicos de caixa esperados no futuro - estando perfeitamente consistente com o objetivo da empresa enunciado de maximização de seu valor de