Trabalho de Mundo II 1
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – FFP
Disciplina: Organização do Espaço Geográfico Mundial II
Professor: Denílson Oliveira
Aluno: Janaina da Silva Trancoso - 7º Período – Turno: Noite
RESENHA
A resenha foi extraída dos textos POSSIBILIDADES DE LEITURA DO CONTINENTE AFRICANO A PATIR DO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA AVALIAÇÃO PRELIMINAR DOS IMPACTOS DA LEI 10.639/03 e do texto A HISTÓRIA DA ÁFRICA NOS BANCOS ESCOLARES. REPRESENTAÇÕES E IMPRECISÕES NA LITERATURA DIDÁTICA.
O professor Denilson trouxe em seu texto uma reflexão sobre a leitura do continente africano e das práticas pedagógicas que podem ser usadas pelos professores de geografia com o auxílio da lei 10.639/03. Descreve os ganhos dos movimentos negros, que ao longo dos tempos vem lutando para desmistificar o negro e esclarecer que eles possuem os mesmos direitos que toda a população, e remover essa visão do negro e as marcas colonizatórias posta neles pelos europeus, e agora repetida por nós os afro-descendentes. Desde o século XIX, a população negra era vista como sendo seres inferiores, por isso os europeus se achavam no direito de escravizá-los, eram chamados de malandros, desprovidos de inteligência e outros adjetivos pejorativos. A partir da reflexão da lei, o professor nos mostra um caminho, onde os professores de geografia possam começar a trilhar, usando em suas aulas nas escolas uma abordagem que possa ajudar seus alunos a terem esclarecimentos sobre a verdade dos fatos.
Já o professor Anderson trouxe em seu texto uma contextualização para o leitor. Começando por uma questão pertinente, para ele como poderíamos ensinar o que não conhecemos, depois parte para uma apresentação do continente africano e do processo de colonização, escreve sobre alguns autores que simplesmente ignoraram a riqueza da África, citando Hegel, H. Schurz, Ptolomeu entre outros. Cita escrituras bíblicas sobre os africanos serem um povo amaldiçoado porque descende de