Trabalho de metodologia
A elaboração de um trabalho cientifico exige do pesquisador um intenso trabalho buscando varias respostas a um problema.
A metodologia estuda os caminhos e instrumentos utilizados nesse processo, escolhendo um caminho entre outros possíveis, já que uma resposta nunca é absoluta.
2- CONSDERAÇÕES SOBRE CONHECIMENTO, CIENCIA E PARADIGMA.
A busca do homem para solucionar seus problemas cotidianos resultou em um processo de desenvolvimento de tecnologia que resulta, do conhecimento aplicado. Assim, a geração do conhecimento é um processo sujeito a incidentes que promovem, rupturas e reconstruções nos conceitos e juízos sobre a realidade. Esse processo passa por três fases, o medo, o misticismo e a ciência.
3- A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
Saberes técnicos e invenções são desenvolvidos desde a Antiguidade, e algumas ainda influenciam nos dias atuais. Mas no período do Iluminismo que surge a prazer pelo pensar e produzir conhecimento, fazendo o homem refletir e duvidar para alcançar a verdade, e atribuindo importância fundamental para a ciência.
4- TIPOS DE CONHECIMENTO A ciência é o resultado de descobertas casionais e pesquisas metódicas, que levam ao conhecimento que de forma simples advém de observações e dos sentidos humanos e da relação entre sujeito e objeto. Destacam-se 4 níveis de conhecimento. * Empírico * Filosófico * Teológico ou Religioso * Conhecimento científico
5- O CONCEITO DE VERDADE E OS LIMITES DA CIÊNCIA
A verdade é o oposto da falsidade, na ciência ela é transitória, já que o homem possui capacidade de estranhamento e questionamento sobre fatos, leis e objetos.
O pensamento é próprio de cada época e produzido pela experiência e linguagem própria. Isso é um paradigma, que é aceito e tido como verdade, até velhas crenças e formas de pensar serem desconstruídas por um novo paradigma. Essas velhas crenças são as maiores limitações na busca ao conhecimento. Esse processo de mudança causa crises,