Trabalho de Metodologia
FACULDADE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
SOFIA DE TASSIS MANDELLI
CARACTERÍSTICAS DE UM CONFRONTO IDEOLÓGICO INTERNACIONAL: CRISE DOS MÍSSEIS DE CUBA.
Santos – SP
Agosto/2014
Tema
Segunda linha de pesquisa: política internacional e integração regional.
Justificativa
Este trabalho foi realizado com a intenção de avaliar o comportamento políticos durante o conflito ideológico entre os EUA e URSS, os dois Estados soberanos em um mundo bipolar após terem ganhado a Segunda Guerra Mundial em 1945.
Mais precisamente avaliar seus comportamentos e decisões tomadas durante a Crise dos Mísseis de Cuba de 1962.
Referencial teórico
Foram usados como referencia para a tese os seguintes autores: Graham Allison, Kenneth Waltz e Stephen D. Krasner. Autores que analisaram a situação dos mísseis e as tomadas de decisões feitas na época, também dialogam sobre a força nuclear à qual se refere aos mísseis instalados em Cuba por parte dos soviéticos.
Delimitação do problema
O cenário internacional não é claro e contem inúmeros perigos quando o assunto é o choque entre Estados, dando assim muitas brechas para possíveis guerras.
Esses conflitos diretos entre países podem ser evitados se estudado propriamente e com senso, levando em consideração as conseqüências que podem vir após. Os impactos de guerras, principalmente contendo grandes potencias, podem ser irreversíveis, como o uso de armas nucleares, milhões de mortes, exterminação de culturas e nações. Isto poderia ter acontecido se em 1962 quando houve as ameaças de lançamento dos mísseis soviéticos aos EUA, o assunto não tivesse sido tratado com tanta cautela por ambas as partes (Waltz, 2003).
Formulação das hipóteses
Usando como base os autores anteriormente citados, podem-se perceber alguns pontos principais sobre o tema, como o jogo de interesses e poder que os dois Estados tiveram que aceitar e impor sobre o outro,