Trabalho de metodologia do ensino superior
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PRODUÇÃO TEXTUAL, GRAMÁTICA E LITERATURA.
Salete Sena Andrade Passos
INTERDISCIPLINARIDADE: UM EQUILÍBRIO DE FORÇAS DISCIPLINARES.
CANSANÇÃO – BA
2013
Salete Sena Andrade Passos
INTERDISCIPLINARIDADE: UM EQUILÍBRIO DE FORÇAS DISCIPLINARES.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade Juscelino Kubitscheck – JK, como requisito parcial da Disciplina Metodologia do Ensino Superior - Produção Textual, gramática e Literatura.
Orientadora: Prof. Ms. Derval Gramacho.
CANSANÇÃO-BA
2013
INTERDISCIPLINARIDADE: UM EQUILÍBRIO DE FORÇAS DISCIPLINARES
Atualmente, no contexto educacional em que vivemos, tornou consenso entre docentes e pesquisadores em educação, a grande necessidade de integrar as disciplinas escolares, assim como, contextualizar os conteúdos, pois o termo interdisciplinaridade está cada vez mais presente nos documentos oficiais e no vocabulário de professores e administradores escolares.
De acordo Ivani Fazenda (1994), a interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália em meados da década de 60, num período marcado pelos movimentos estudantis que, dentre outras coisas, reivindicavam um ensino mais sintonizado com as grandes questões de ordem social, política e econômica da época.
Visto desta forma, a interdisciplinaridade teria sido uma resposta a tal reivindicação, na medida em que os grandes problemas da época não poderiam ser resolvidos por uma única disciplina ou área do saber.
No final da década de 60, a interdisciplinaridade chegou ao Brasil e logo exerceu influência na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se intensificado e, recentemente, mais ainda, com a nova LDB Nº 9.394/96 e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
Além de sua forte influência na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade ganhou força nas