Trabalho de Meque
Trabalho dos alunos do curso de eletrotécnica, turma 1b, da disciplina de Materiais e Equipamentos Elétricos (MEQUE)
CEFET-MG
João Vitor Drumond, Warley Santos, Túlio Soares, Pedro Fraga, Victor Ricarte.
SUMÁRIO
Introdução: 3
Desenvolvimento 4
Instrumentos digitais de medição de grandezas elétricas 4
A Importância de medir 4
1. Definição 4
2. Funcionamento 5
2.1. Classificação segundo a funcionalidade 5
3. Leitura 6
3.1. Erros e precisão 6
4. Conclusão 6
Introdução:
Instrumentos de medição servem para medir algo que desejamos saber o valor exato ou aproximado, seu funcionamento depende do tamanho e das especificações do objeto desejado e é o veremos a seguir.
Nem todo instrumento é perfeito, assim como nenhum operador, essas imperfeições são chamadas de erros, basicamente existem 3 tipos de erros: os erros grosseiros, os quais são realizados pelo operador; os erros sistemáticos, ligados, por exemplo, as deficiências do método utilizado ou material empregado; e os erros acidentais são aqueles que ocorrem “sem querer”, por algo que não podemos controlar. Veremos também a diferença do erro absoluto e erro relativo.
Cada símbolo do equipamento precisa ser identificado para que o medidor funcione para certos objetos, por exemplo, o uso para medições de correntes alternadas é identificada por “=”, e o uso para correntes contínuas se usa o “ ~ “ .
Desenvolvimento
Instrumentos digitais de medição de grandezas elétricas
A Importância de medir
Medir, nada mais é que relacionar duas informações ou grandezas, na maioria das vezes, uma grandeza física e uma grandeza numérica.
São denominados instrumentos de medida, os equipamentos capazes de quantificar grandezas que vão além da percepção dos sentidos humanos, considerando maior exatidão e precisão na realização de tal feito.
1. Definição
Instrumentos digitais são aqueles que possuem a capacidade de receber certa grandeza analógica como entrada (tensão, resistência, corrente,