Trabalho de mecanica
A agricultura brasileira desempenha um importante papel no desenvolvimento do País, gerando emprego, renda e divisas. Nesse contexto está inserida a cana-de-açúcar, matéria-prima para a fabricação do açúcar e do álcool, além de outros subprodutos, tendo nos colocado como líder mundial do setor. A cana-de-açúcar está ligada diretamente à própria história e desenvolvimento do Brasil.
O desenvolvimento de pesquisas no setor sucroalcooleiro é fundamental para que o Brasil mantenha uma posição de destaque no mercado mundial de biocombustíveis. A produção agrícola, que envolve os trabalhos cujo objetivo é o aumento da produtividade da cana-de-açúcar, como o melhoramento genético, manejo, tratos culturais e desenvolvimento de máquinas e implementos melhor adaptados para a atividade canavieira, sobretudo para a colheita mecânica.
As características das máquinas e implementos utilizados na cultura da cana-de-açúcar variam de acordo com o sistema de plantio, cultivo e colheita adotados. Os sistemas utilizados no Brasil podem ser divididos em semimecanizado e mecanizado, variando entre eles a quantidade de trabalhadores, máquinas e implementos empregados. Não existe praticamente nenhum sistema totalmente manual em nenhuma das etapas da produção de cana.
O sistema semimecanizado combina o emprego de operações realizadas manualmente com máquinas. Assim, no plantio toda a operação de erradicação da soqueira e preparo do solo - subsolagem, gradagem e sulcação - é realizada mecanicamente. Já a retirada das mudas do caminhão e seu seccionamento (picagem) são feitos manualmente. Em alguns casos, dependendo do relevo, a cobertura e adubação também são manuais, mas na maioria das vezes esta operação é realizada por máquinas.
As operações de corte e enleiramento da cana, durante a colheita com sistemas semimecanizados, são realizadas manualmente, enquanto as operações de carregamento e transporte são feitas por máquinas. Os sistemas semimecanizados, com certo grau