trabalho de literatura
ATIVIDADE DE LITERATURA
Alunas : Maria Luiza Vale, Débora Soares e Fernanda Luisa
Série : 1a ‘B’
Professora : Yascara Campos
ARCADISMO
Iniciado em 1700, o Arcadismo ou Neoclassicismo caracteriza-se de forma geral por exaltar a natureza, considerada a concretização da beleza. Em resposta aos excessos da escola anterior (o Barroco), os poetas árcades buscavam a sobriedade, o equilíbrio, herança da antiguidade Clássica. As principais características das obras do arcadismo são: valorização da vida no campo, crítica a vida nos centros urbanos (fugere urbem = fuga da cidade), objetividade, idealização da mulher amada, abordagem de temas épicos, linguagem simples, pastoralismo e fingimento poético.
Contexto Histórico
Na Inglaterra, em 1760, iniciava-se a Revolução Industrial e na França, em 1789, ocorria a Revolução Francesa . Com essas e outras revoluções a burguesia começou a ter maior influência na sociedade. Com isso os valores da aristocracia e da Igreja perderam importância. Era um ambiente favorável a disseminação de novas ideias. Foi ai que surgiu o Iluminismo
Muito semelhante a época do Renascimento, a razão era muito valorizada no Iluminismo : fatos sociais, fenômenos da natureza e do Universo passaram a ser explicados por meio da ciência e da filosofia.
Principais autores Entre os principais poetas do arcadismo brasileiro, podemos destacar Cláudio Manoel da Costa (autor de Obras Poéticas), Tomás Antônio Gonzaga (autor de Liras, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu), Basílio da Gama (autor de O Uraguai) , Frei Santa Rita Durão (autor do poema Caramuru) e Silva Alvarenga (autor de Glaura).
BARROCO
Contexto Histórico
O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento envolve novas formas de literatura, arte e até filosofia. No campo religioso,