Trabalho de literatura
PV = nRT
PD V = nRD T
M
n = m mol K
J
mol K
R atml
.
8,31
.
= 0,082 . =
Estudo dos gases
Os gases são fluidos desprovidos de forma própria, facilmente compressíveis e dotados de expansibilidade, ocupando sempre a capacidade total dos recipientes que os contém.
Para analisar o comportamento térmico dos gases do ponto de vista macroscópico consideramos, em geral, as seguintes coordenadas macroscópicas: pressão, volume e temperatura.
Pressão do gás: É o conjunto de colisões das moléculas entre si e contra as paredes do recipiente. Está relacionada com a temperatura absoluta e ao volume do gás.
O termo mol é utilizado, de forma geral, para indicar uma quantidade definida de molécula. Esta quantidade é conhecida como número de Avogadro.
1 mol = 6,02 . 10 23
EQUAÇÃO DE CLAPEYRON
É a equação que relaciona as três variáveis de estado de um gás: Pressão, Volume e Temperatura.
Se a temperatura sofrer uma variação, o volume do sistema também sofre uma variação. onde n é o número de mols da substância m = massa do gás
M = massa de 1 mol
R = constante universal dos gases
TRANSFORMAÇÃO ISOTÉRMICA
A transformação é dita isotérmica quando a temperatura do sistema gasoso é constante variando a pressão e a temperatura.
A transformação isotérmica obedece a lei de Boyle – Mariotte, segundo o qual o produto da pressão pelo volume permanece constante.
Simbolicamente, você representa a lei de Boyle – Mariotte escrevendo:
A expressão acima nos mostra que a pressão e o volume são inversamente proporcionais. O gráfico da transformação isotérmica é uma hipérbole que recebe o nome de isotérma.
TRANSFORMAÇÃO ISOBÁRICA
A transformação é dita isobárica quando a pressão do sistema gasoso permanece constante, variando apenas volume e temperatura.
2
2
1
1
T
V
T
V =
2
2
1
1
T
P
T
P =
A transformação isobárica obedece a lei de Gay –Lussac, segundo o qual a razão entre o volume e a temperatura permanece constante.