Trabalho de Introducao a engenharia
Este tipo de ensaio caracteriza-se por submeter um corpo de prova a um esforço que possui como objetivo alonga-lo até a ruptura. É realizado em uma máquina de prova onde o corpo, geralmente circular, é preso em garras de fixação para ser submetido a uma força.
Ao longo do procedimento do ensaio o material passa por algumas fases, como mostra o gráfico abaixo.
Imagem - 01.
É importante destacar as fases pelas quais passa o corpo de prova:
Fase Elástica: Trata-se da deformação da peça enquanto ainda está a sofrer com as forças externas. Vale salientar também que após a retirada dessas forças, o corpo volta ao seu estado original.
Escoamento: Inicio da deformação plástica.
Fase Plástica: Aqui o material é deformado permanentemente não conseguindo voltar ao seu estado original.
Abaixo segue o gráfico do ensaio realizado no dia 04 de Setembro de 2013, onde se pode observar como ocorreram as fases elásticas, de escoamento e plástica de um corpo de prova com diâmetro de 11 mm e altura de 96 mm.
Imagem – 02.
Em uma máquina programada para aplicar uma força de máxima de 10.000 Kgf em um corpo de prova, foi realizado um ensaio de tração para verificar a deformação do material, o qual se rompeu pouco antes dos ditos 10.000 kgf, exatamente com 8.010 Kgf à uma tensão de 826.56 MPa.
Abaixo uma imagem do corpo de prova após o ensaio:
Imagem – 03.
Como se pode observar na imagem 03 o material apresenta uma deformação devido ao seu alongamento constante até o ponto máximo da fase plástica onde ocorreu a ruptura.
Imagem – 04. Imagem - 05. As imagens 04 e 05 ilustram a vista superficial do local de ruptura do corpo de prova.
ENSAIO DE CHARPY
O Ensaio de Charpy realizado no dia 04 de Setembro de 2013 foi um teste para verificar a resistência do material submetido a uma determinada carga de impacto, além de medir a quantidade de energia absorvida pelo material.
Foi realizado em um