TRABALHO DE INFORM TICA DOS
TEMA: DOS (Disk Operating System ou Sistema Operacional em disco) Docente: Paulo Paiva
Discente: Ângela Edmara M. da Conceição dos Santos
Curso: Gestão de Recursos Humanos
Turma: H1N1
Sala: J4
INDICE
Introdução
Definição: DOS (Disk Operating System)
3.2- DOS: Sua História e Origem
3.3- A evolução do DOS
3.4- Características técnicas
.Prompt de Comando
.Principais Comandos
.Principais extensões de arquivos
.Comunicação paralela
.Mensagens de erro
3.5- Emuladores de DOS
INTRODUÇÃO
Quando falamos de DOS, falamos de uma sigla para Disk Operating System ou sistema operacional em disco, que dominou o mundo no mercado de computadores entre 1981 e 1995, cuja finalidade era beneficiar os seus usuários a terem uma melhor perspectiva sobre o mundo da computação.
Neste trabalho de Informática, vou falar acerca do Sistema Operativo DOS, sua origem e evolução até a sua actualidade.
Começo por dar o significado de DOS, de onde provém:
DOS- Sigla para Disk Operating System, ou Sistema operacional em disco, é um acrónimo para vários sistemas operativos, intimamente relacionados que dominaram o mercado para compatíveis IBM PC entre 1981 e 1995, ou até cerca de 2000 caso sejam incluídas as versões de Microsoft Windows parcialmente baseadas em DOS: Windows 3.11, 95, 98 e Me.
DESIGN
O DOS é um sistema operativo de single-user e single-task, com funções básicas de kernel não-reentrantes: só podem ser usadas por um programa de cada vez. Há uma excepção com programas TSR, e alguns TSR podem permitir multitasking. Contudo, continua a haver um problema com a kernel nãoreentrante: sempre que um processo requer um serviço dentro do kernel do sistema operativo (chamada de sistema), não pode ser interrompido por outra requisição até a primeira ter sido terminada.
O DOS possui nativamente uma interface de linha de comandos através do seu interpretador de comandos, command.com, porém não existe apenas uma versão do DOS. A mais conhecida e popular é o