trabalho de impermeabilização
O que é impermeabilização?
É uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação de águas que podem ser de chuva, de lavagem, de banhos ou de outras origens.
Desde há muito tempo procuram-se soluções na direção de se prolongar a vida útil dos imóveis, no constante trabalho para resistir às infiltrações. No Brasil as primeiras impermeabilizações utilizavam óleo de baleia na mistura das argamassas para o assentamento de tijolos e revestimentos das paredes das obras que necessitavam desta proteção. No Brasil, a impermeabilização entendida como item da construção que necessitava de normalização, ganhou especial impulso com as obras do Metrô da cidade de São Paulo, que se iniciaram em 1968. A partir das reuniões para se criar as primeiras normas brasileiras de impermeabilização na ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, por causa das obras do Metrô, este grupo pioneiro, após a publicação da primeira norma brasileira de impermeabilização em 1975, funda neste mesmo ano o IBI - Instituto Brasileiro de Impermeabilização para prosseguir com os trabalhos de normalização e iniciar um processo de divulgação da importância da impermeabilização que prossegue até os dias de hoje.
Projeto de Impermeabilização
O projeto de impermeabilização passou a ser obrigatório com a revisão da norma NBR 9575, em vigor desde dezembro de 2003. No momento de aprovar uma obra na Prefeitura, o construtor ou corporador tem de apresentá-lo, o que aumentou os cuidados com essa etapa da obra.
O que é preciso para se elaborar um projeto de impermeabilização?
Deve-se fazer uma análise de todos os projetos: arquitetura, instalações hidráulicas e elétricas, fôrmas, paisagismo e ar-condicionado. Com isso, é feito um estudo preliminar com estimativa de custos dos sistemas mais adequados para cada caso. O cliente – em função da análise do benefício, custo, da vida útil, tempo de