Trabalho de história
* CARACTERÍSTICAS: O magnésio é um metal bastante resistente e leve, aproximadamente 30% menos denso que o alumínio. Possui coloração prateada, perdendo seu brilho quando exposto ao ar, por formar óxido de magnésio. Quando pulverizado e exposto ao ar se inflama produzindo uma chamada branca. Reage com a água somente se esta estiver em ebulição, formando hidróxido de magnésio e liberando hidrogênio.
* REFERÊNCIAS: O nome é originário de Magnésia, que em grego designava uma região da Tessália. O cientista escocês Joseph Black, reconheceu o magnésio como um elemento químico em 1755. Os compostos de magnésio, principalmente seu óxido, são usados como material refratário em fornos para a produção de ferro e aço, metais não ferrosos, cristais e cimentos.
RUTÊNIO
* CARACTERÍSTICAS: É um metal branco, duro e frágil que apresenta formas cristalinas diferentes. Se dissolve em bases fundidas e não é atacado por ácidos a temperatura ambiente. A altas temperaturas reage com o halogênios e com hidróxidos. Pode-se aumentar a dureza do paládio e da platina com pequenas quantidades de rutênio. Igualmente, a adição de pequenas quantidades aumenta a resistência a corrosão do titânio de forma importante. Se tem obtido uma liga de rutênio e molibdênio.
* REFERÊNCIAS: O rutênio foi descoberto por Karl Klaus em 1844 que observou que o óxido rutênio continha um novo metal. Devido a sua grande capacidade para endurecer o paládio e a platina, é empregado em ligas com estes metais, utilizados em contatos elétricos de alta resistência ao desgaste.
BISMUTO
* CARACTERÍSTICAS: É um metal frágil com uma tonalidade rosácea e com brilho iridescente. Entre os metais pesados, é o único que praticamente não é tóxico. Não existe outro metal mais diamagnético que o bismuto. Este metal, quando na forma elementar nativa, tem uma alta resistência elétrica e, também o mais alto efeito Hall entre os metais, ou seja, ocorre um aumento considerável da