TRABALHO DE HISTORIA
DE
HISTÓRIA
DUPLA:ALLISSON E GLEDSON
PROFF:SOLON NETO
SÉRIE:6º ANO (A)
ACARAÚ-CE
AGOSTO 2015
HEBREUS
Origem:
As origens do povo hebreu estão relatadas no Gênesis, um dos livros do Antigo Testamento. Segundo esse livro, os antepassados dos hebreus migraram para Canaã, depois da denominada Palestina pelos romanos, vindos do norte da Mesopotâmia (Harran), estando estabelecida, anteriormente, na cidade de Ur, na Baixa Mesopotâmia.
Os antepassados dos hebreus pertenciam a clãs pastoris seminômades que, por vontade de seu deus, dirigiram-se para Canaã, a Terra Prometida, liderados pelos patriarcas, chefes dessas extensas famílias. Durante muito tempo, os historiadores acreditaram que os patriarcas eram personagens lendárias. Mas, no século XX, descobertas arqueológicas permitem confirmar, pelo menos em parte, a veracidade das tradições patriarcais. Essas tradições e os costumes patriarcais dos hebreus apresentam semelhanças com as instituições jurídicas e sociais do Oriente Médio. A Terra Prometida dos hebreus era um pequeno território próximo do Mar Mediterrâneo e das cadeias montanhosas do Líbano.
A Palestina é uma estreita faixa de terra banhada pelo Rio Jordão e localizada a sudeste do atual Líbano. O capítulo 12 do Gênesis ajuda-nos a entender a origem dos hebreus, quando relata o diálogo entre Javé, deus dos hebreus e Abraão, um dos patriarcas desse povo. Disse Javé: “Sai da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, e vem para a terra que te mostrarei. E eu te farei pai de um grande povo, e te abençoarei; tornarei célebre o teu nome, e tu serás bendito”. Esse relato, apesar de ser bem posterior aos fatos narrados, pois Javé não era ainda o deus dos hebreus, permite-nos algumas conclusões.
ECONOMIA DOS HEBREUS
A vida socioeconômica dos hebreus pode ser dividida em duas fases: a nômade e a sedentária.
A princípio, os hebreus eram pastores nômades (não tinham habitação fixa), que se dedicavam à criação de ovelhas e