Experimento
ENSAIO DE METALOGRAFIA AÇO 1020
Curso: Engenharia Elétrica
Disciplina : Ciência dos materiais
Professora: Renata Joaquim Ferraz Bianco
Acadêmico: Julio Guilherme Steuck
Período: 3º Semestre
Timbó
27 de Junho de 2014
Ensaio de Metalografia do aço 1020
Para se ter uma ideia aproximada da natureza de certos materiais metálicos ou de como certas peças foram fabricadas, podemos realizar inúmeros testes, porem com o teste de metalografia conseguimos ter noção de como se encontra as microestruturas da amostra
Na realização do ensaio no laboratório de química foi seguido os seguintes passos juntamente com os devidos materiais.
As 4 amostras já se encontravam cortadas e prontas para o inicio do lixamento, para estes ensaios não foi realizado o embutimento, porem é um processo interessante para ser realizado. Foi dado inicio no lixamento utilizando lixadeiras com disco rotativo e caindo água sobre o disco para melhorar o processo. Foram utilizadas 6 tipos de lixa começando com a de granulometria 120 mais grossa e seguindo pelas 220, 400, 600, 1000 e 1200 que seria a mais fina, todas foram utilizadas por 5 minutos em cada amostra. Em seguida foi realizado o processo de polimento utilizando um pano especial colocado no prato giratório da politriz, o abrasivo utilizado neste ensaio foi o óxido de alumínio em solução aquosa (alumina) o mesmo sendo depositado em pequena quantidade.
Após o polimento das amostras, foram lavadas com água corrente e secas com secador, de forma lateral para que o mesmo não jogasse impurezas na amostra, depois dado sequencia no processo que será o ataque químico.
No processo de ataque químico foi utilizado o reagente NITAL 3%, (ácido nítrico e álcool), por aproximadamente 10 segundos. Foi percebido que para um melhor desempenho do ataque químico a amostra não deve encostar no fundo do recipiente.
Após