Trabalho de historia
História
Processos políticos e sociais no século XIX na Europa.
O movimento das idéias
O século XIX foi, para a Europa e o Brasil, um século de profundas transformações orientadas por um conjunto mais ou menos bem-definido de idéias. É também conhecido como o século da Razão e vai de 1801 até 1900. Surgiram movimentos como o liberalismo, a democracia e, por fim, o socialismo. Para se compreender a história do Brasil no século XIX, é importante estudar com um pouco de atenção o significado dessas idéias.
Liberalismo
A luta pela independência no Brasil não foi um movimento isolado. Outros países do continente americano e também da Europa estavam sendo sacudidos, no mesmo período, por agitações políticas e sociais.
No final do século XVIII, o Iluminismo difundiu-se para a América, inspirando tanto a Inconfidência Mineira quanto a Conjuração Baiana. Mas o Iluminismo permaneceu, no século XVIII, uma filosofia restrita a uma minoria de pessoas cultas e instruídas, da qual faziam parte até mesmo alguns nobres e reis esclarecidos.
Depois da queda de Napoleão em 1815, o Congresso de Viena restaurou o absolutismo em quase toda a Europa. Contra essa volta do absolutismo, eclodiram inúmeras revoluções em 1820 e, novamente, em 1830. Foi assim que, a partir de 1815, nasceu o liberalismo propriamente dito.
Embora Iluminismo e liberalismo sejam praticamente sinônimos, há uma distinção sutil e importante entre ambos. A diferença está em que o liberalismo, ao contrário do Iluminismo, ganhou as camadas populares. Em certo sentido, o liberalismo foi a popularização do Iluminismo.
Uma das importantes características do liberalismo é a sua defesa do individualismo. Para os liberais, o indivíduo deve ser colocado acima do Estado e não deve se tornar apêndice de um grupo, qualquer que seja ele. Por isso, desconfiavam das associações coletivas e temiam a anulação das individualidades pelos grupos.
A defesa da liberdade de pensamento e expressão era outra de suas