trabalho de historia soja
Origem
A soja é originária da Manchúria, região da China. É uma das culturas mais antigas, era plantada pelo menos há cinco mil anos, e se espalhou pelo mundo por intermédios dos viajantes ingleses e por imigrantes japoneses e chineses.
Formas de consumo
A utilização da soja é muito conhecida pela extração do óleo vegetal e de seu subproduto, o farelo.
Os grãos inteiros da soja podem ser assados, tostados e ingeridos.
Ex:
- Leite de soja;
- Sobremesas;
- Iogurte;
- Sorvete;
- Tofu tempeh;
- Missô;
- Molho de soja
- etc...
Impactos ambientais decorrente a produção
A produção da soja pode provocar alguns impactos ambientas, como por exemplo: a perda de solos, retirada da vegetação original, poluição dos solos e das águas, extinção de nascentes, morte de animais silvestres que consomem cereais com substâncias químicas, entre outros.
Semente de qualidade para o sucesso da safra Na safra de 2014/2015, o Brasil produziu
2,3 milhões de toneladas de sementes de soja, o que representa 63% de todas as sementes produzidas no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). Do total de sementes de soja, 65% são oriundas de produtores regularizados e 35% têm origem no mercado informal.
O pesquisador da Embrapa Soja, José de Barros França Neto lembra que o uso de semente de soja de alta qualidade é fundamental para a implantação e o desenvolvimento da lavoura. A semente de alto vigor propiciam germinação e emergência da soja de maneira rápida e uniforme, resultando na produção de plantas com potencial produtivo elevado.
As plantas de alto desempenho apresentam uma taxa de crescimento maior, têm uma melhor estrutura de produção com um sistema radicular mais profundo e produz um maior número de vagens e de sementes, o que resulta em maiores produtividades.
A qualidade da semente está relacionada a quatro componentes:
Qualidade fisiológica (sementes com altos vigor e germinação);
Qualidade sanitária (sementes livres de patógenos que