TRABALHO DE HISTORIA MARTA
HISTÓRIA
ALUNA:
PROFª.
SÉRIE:
Como se formou a Terra Indígena Nioaque.
Origem histórica
Segundo Oliveira (1976), esta Terra Indígena se formou em função da evasão de mil indígenas Terena de suas áreas originárias para o alto da Serra de Maracajú, devido à pressão que os mesmos estariam enfrentando por parte dos fazendeiros, que por todos modos queriam tomar conta das terras dos Terena após a Guerra do Paraguai. Esta Terra Indígena está localizada no município de Nioaque no Estado de Mato Grosso do Sul, tendo ao norte o rio Urumbeva e a leste a Serra de Maracajú.
Um documento do antigo Serviço de Proteção ao Índio, de 1919, relata que os Terena do grupo do Capitão Vitorino, em torno de uns 200 indivíduos, dispersos em 11 ranchos, ocupavam uma área a duas léguas da cidade de Nioaque-MS, cuja população seria dos mil indígenas que teriam espalhados pela Serra de Maracajú (OLIVEIRA, 1976). Este mesmo documento afirma que a Terra Indígena Nioaque inicialmente foi formada por dois pequenos núcleos: a aldeia Brejão fundada em 1904 pela família do "Capitão Vitorino" e seu grupo, que saíram da antiga Aldeia Laranjal que também se localizava dentro da reserva, à procura de uma área com mata para facilitar sua proteção e de seu povo; e a Aldeia Água Branca que se destacava por possuir um maior número de indígenas, sendo 14 ranchos organizados às margens do Urumbeva e por ser realmente a concentração populacional mais antiga.
Embora a Aldeia Água Branca seja a mais antiga é a Aldeia Brejão que se torna a mais importante no contexto político-administrativa, em função de que o Posto Indígena foi fundado nesta aldeia em 1925 pelo Inspetor de Mato Grosso na época, Cel Nicolau Horta Barbosa, pelo decreto de 1922, cujo nome dado foi "Posto Indígena Capitão Vitorino".
Segundo dados extraídos do Relatório Anual da Inspetoria de Mato Grosso (1919), um ano após a criação do Posto indígena começava o afluxo de índios de toda parte para a aldeia Brejão, mas somente 16