TRABALHO DE HISt ria
Incapazes de absorver as mudanças propostas pelo ideário liberal/burguês e mesmo de processar a incorporação dos novos grupos sociais surgidos das transformações sociais da industrialização crescente, os Estados monárquicos europeus viram eclodir diversas revoluções. O ponto de partida foi a França. Em fevereiro de 1848 os franceses proclamaram Segunda República, derrubando o rei Luís Felipe I. A Revolução na França teve significativas repercussões no resto da Europa atingindo a Áustria, a Prússia, regiões da península italiana e da atual República Tcheca. Podemos observar a extensão mundial dessa onda revolucionária se considerarmos a Revolução Praieira, ocorrida em Pernambuco, como parte do processo da “Primavera dos Povos”.
A Primavera dos Povos foi uma série de conflitos ocorridos em alguns países da Europa, em 1848. De cunho liberal, nacional e socialista, a também chamadaRevolução de 1848 teve início na França.
A Alemanha, por exemplo, ganhou uma nova constituição, a qual todavia, foi rejeitada pelo rei. Na Áustria, o imperador abdicou, mas o império voltou anos depois. Na França, o rei Luís Filipe abdicou e foi proclamada a República. A Hungria lutou pela independência da Áustria, mas não teve sucesso. A Itália, por sua vez, lutou pela unificação do país, o que foi obtido somente anos mais tarde.
Novas ideologias como o socialismo, seja utopismo ou então científico
Agora vamos, revolucionar, sim, vamos!
Além do anarquismo, burguesia X proletário!
E o liberalismo está muito forte.
Em toda Europa em todo lugar.
Década de 1820 e de 1830,
Absolutismo terminou agora
Na França a burguesia agora manda.
Industrialização, burguesia está comandando.
Primavera dos povos em 1848.
Em toda Europa o povo se revolta.
Liberalismo e socialismo comandam.
2ª República Francesa.
Não durou muito, Napoleão III apareceu.
Império, burguesia, Paris