Marketing e sua Influencia na Sociedade
Vivemos em um mundo globalizado, onde as organizações buscam atingir e fidelizar o máximo de pessoas possíveis, assim aumentando o seu espaço usando estratégias para que as pessoas consumam cada vez mais seus produtos e serviços visando a obtenção de mais lucro.
As organizações afim de sobreviver nesse mundo tão competitivo mercadologicamente falando se utilizam do Marketing através de suas ferramentas para que o consumismo seja crescente.
O LADO NEGATIVO DO MARKETING
Quando são geradas expectativas que não podem ser atendidas o cliente se sente enganado. Portanto, pode haver consequências negativas e deve-se ter cuidado com o excesso de promessas.
Muitas vezes sem levar em conta a responsabilidade social e as consequências que o consumismo exacerbado pode causar como fazer com que os indivíduos consumistas, fiéis e viciados em determinados produtos, principalmente alimentícios, tenham problemas de ordem financeira, social e de saúde em virtude de consumirem determinado produto que empurram-lhe goela abaixo através de um bombardeio de propagandas, principalmente por parte dos grandes meios de comunicação, que é o caso da televisão de massa.
O marketing tem o papel de criar necessidades e desejos e fazer com que eles sejam atendidos, porém tudo tem um preço, no qual os indivíduos pagam para que seus anseios sejam resolvidos, mas muitas vezes, principalmente no longo prazo, o preço pode ser alto, como por exemplo, o consumo excessivo de fast foods vendidos por grandes redes alimentícias que usam o marketing para aumentar cada vez mais o desejo de seus clientes por seus produtos. O aumento do consumismo decorrente da crença por parte dos consumidores de que a aquisição ou consumo de determinado produto irá solucionar seus supostos problemas é ilusória, pois muitas vezes o marketing cria mecanismos que dão a impressão de que realmente os problemas são resolvidos com o uso de determinado produto, porém muita coisa não