Trabalho De Hist Ria
José de Carvalho Melo era o principal responsável pela modernização de Portugal, o Marquês de Pombal. Entre 1750 e 1777 ele foi ministro de dom José I, época que ficou conhecida por período pombalino. Em 1755 ouve o terremoto de Lisboa que praticamente destruiu a capital portuguesa. Pombal foi o responsável pela reconstrução da cidade,ganhando confiança do rei. Pombal confiou cargos publicos à burguesia, aboliu a distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos, e diminuiu o poder da Inquisição. Pombal expulsou os jesuítas do reino e das colônias no ano de 1759 pela Companhia de Sejsus, uma ameaça ao poder do Estado.
Caracteristicas = O terremoto de Lisboa, expulsaram os Jesuítas do reino e das colônias, o marquês de Pombal fortalesceu o Absolutismo e governou segundo os princípios do despotismo esclarecido.
Consequências = O terremoto de Lisboa,
As Reformas Pombalinas
As reformas propostas pelo marquês de Pombal visavam aumentar o controle do rei sobre o territorio, incrementar a atividade econômica e aperfeiçoar a arrecadação dos impostos. Pombal adquiriu as capitanias que pertenciam a donatários, em 1759. A sede do governo foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro , em 1763, para melhorar a fiscalização da atividade mineradora.
Caracteristicas = A se do governo foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, Pombal adquiriu as capitanias que pertenciam a donatários, as reformar propostas pelo marquês de Pombal visavam aumentar o controle do rei sobre o territorio.
Consequências =
A criaçao e o fim das campanhias de comércio
Uma das primeiras medidas de dona Maria I foi a exinção das companhias de comércio, por gerarem grande descontentamento entro os colonos. Eles se sentiam prejudicados pelo monopólio exercido pelas companhias,que impunham preços baixos aos produtos brasileiros e vendiam caro os produtos importados. Com o objetivo de aumentar os lucros comerciais com a exploração das