trabalho de hist ria
*Os cercamentos (em língua inglesa "enclousures") foram um fenômeno ocorrido na Inglaterra desde o século XVII, considerado como uma das causas que permitiu a eclosão da Revolução Industrial.
No modo de produção feudal a terra era um bem comum para a produção camponesa. A partir do momento em que se processa a transição para o modo de produção capitalista, a terra passou a ser encarada como um bem de produção. Desse modo, uma parte dos senhores feudais ingleses - a "gentry" (nobreza rural mais progressista, aburguesada) e os "yeomen" (camada mais rica dos pequenos e médios proprietários), passaram a cercar as suas terras, arrendando-as como pastagens para a criação de ovelhas, e delas expulsando os camponeses.
O processo intensificou-se no século XVIII. A lã das ovelhas abastecia as manufaturas de tecidos e os camponeses migravam para as cidades em busca de trabalho nas manufaturas, disponibilizando um grande contingente de mão-de-obra, o que mantinha os salários baixos.
*A Inglaterra foi precursora da Revolução Industrial principalmente graças ao fato de que desenvolveu a indústria têxtil de artesanato com lã o que em muito favoreceu uma revolução científica que promoveu o desenvolvimento de recursos tecnológicos para utilizar o algodão. A Inglaterra dispunha de bastante carvão e ferro e ainda podia contar com mercados no exterior para seus produtos.
*A produtividade artesanal era mais demorada, trabalhosa, o artesão tinha sua própria matéria-prima pra fabricar o produto, era o artesão que ficava e administrava seus lucros, já o trabalhador operário era apenas um empregado que foi contratado por determinado salário independentemente da quantia que produzisse.
*A Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador braçal, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades, com enormes concentrações urbanas. A produção em larga escala e dividida em etapas irá distanciar cada vez mais o