Trabalho De Hist Ria
De
História
Nomes: Wanessa Sousa de oliveira, Gustavo Bernardes de Melo
1º C
Reino de Cuxe
O Reino de Cuxe, ou apenas Cuxe, ou ainda Reino de Kush, foi um antigo reino africano situado ao sul de Assuão, entre a primeira e a sexta catarata do Rio Nilo, onde hoje se localiza a república do Sudão. Estabelecido após o colapso da era do bronze e da desintegração do Novo Império egípcio, tinha como centro a cidade de Napta em sua primeira fase. Após a invasão do Egito pelo rei Kashta, no século VII A.C., os reis cuxitas reinaram também como faraós da 25ª Dinastia do Egito por um século, até que foram expulsos por Psamético I, em 656 a.C.
Durante a antiguidade clássica, a capital do império cuxita foi Meroé. Para os geógrafos gregos antigos, o império meroítico era conhecido como Etiópia. O império cuxe, tendo Méroe como capital, persistiu até o século IV d.C., quando perdeu força e se desintegrou devido a rebeliões internas.
As primeiras sociedades a se desenvolver na área surgiram na Núbia antes da primeira dinastia do Egito. Em cerca de 2500 A.C., os egípcios começaram a avançar na direção sul e é por meio deles que a maior parte das informações sobre Cuxe ficou conhecida. Mas esta expansão foi detida pela queda do Médio Império no Egito. A expansão egípcia recomeçou em aproximadamente em 1500 A.C., mas desta vez encontrou resistência organizada. Os historiadores não têm certeza se esta resistência foi oferecida por Cidades-Estado múltiplas ou por um império unificado, e debatem se o conceito de Estado surgiu ali de modo independente ou se foi tomado do Egito. Os egípcios lograram vencer a resistência e fizeram da região uma colônia sua, durante o reinado de Tutmósis I, cujo exército mantinha ali um certo número de fortalezas.
No século XI A.C., disputas internas no Egito permitiram aos nativos derrubar o regime colonial egípcio e instituir um reino independente, governado a partir de Napata.
Este novo reino, com sede em Napata, foi unificado por