Trabalho De Hist Ria
Principais
Revoltas Regenciais
Alunos : Pedro Henrique , Matheus Almeida , William Lima , Danilo Álamo
Professor : Rodrigo Carvalho
Turma : 2002
Introdução
O período regencial brasileiro , foi marcado por inúmeras revoltas por ser um período de intensa instabilidade política e grande disputa pelo poder. As revoltas , na sua maioria , tinham por objetivo as reivindicações por melhores condições de vida , e pelo direito de participação na política do país . As principais revoltas do período regencial foram a Cabanagem , Balaiada , Sabinada , Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha e Revolta dos Malês . Como já foi citado , foram inúmeras revoltas e rebeliões , porém nesse trabalho vamos focar nessas revoltas , citando suas localizações , causas e os integrantes e lideres .
Desenvolvimento
Cabanagem (1835 a 1840)
- Local: Província do Grão-Pará - Revoltosos: índios, negros e cabanos (pessoas que viviam em cabanas às margens dos rios). - Causas: péssimas condições de vida da população mais pobre e domínio político e econômico dos grandes fazendeiros.
-Lideres: Félix Melcher , Francisco Vinagre e Eduardo Angelim Balaiada (1838 a 1841)
- Local: Província do Maranhão - Revoltosos: pessoas pobres da região, artesãos, escravos e fugitivos (quilombolas). - Causas: vida miserável dos pobres (grande parte da população) e exploração dos grandes comerciantes e produtores rurais.
-Lideres: Manuel Francisco dos Anjos Ferreira (fazedor de balaios, donde surgiu o nome balaiada); Cosme Bento das Chagas (chefe de um quilombo que reunia aproximadamente três mil negros fugitivos); Raimundo Gomes (vaqueiro).
Sabinada (1837 a 1838)
- Local: Província da Bahia - Revoltosos: militares, classe média e pessoas ricas. - Causas: descontentamento dos militares com baixos salários e revolta com o governo regencial que queria enviá-los para lutarem na Revolução Farroupilha no sul do país. Já a classe média e a elite queriam mais