DETERMINA O DO INDICE DE ACIDEZ DO LEO Relatorio 26
O presente trabalho teve como objectivos determinar o índice de acidez em amostras de óleo vegetal e amostra de óleo já utilizado em fritura. Para tal, três amostras de óleo vegetal, das quais uma de óleo já utilizado, foram tomadas e analisadas pelo método volumétrico em duas réplicas, no intuito de ver a qualidade química desses óleos e se estavam adequadas para o consumo humano.
Os ácidos gordos participam das composições dos mono-, di- e triglicerídeos, que são os principais componentes de óleos e gorduras. Se os ácidos gordos são constituintes das gorduras, uma grande quantidade desses compostos na forma livre indica que o produto sofreu processos de hidrólise, oxidação ou fermentação, alterando a concentração de iões hidrogénio, ou seja, o óleo está em processo de deterioração, tornando o produto mais ácido, justamente pela libertação desses iões hidrogênio. A decomposição dos glicerídeos é acelerada pela acção da temperatura e da incidênca de luz, sendo a rancidez quase sempre acompanhada pela formação de ácidos gordos livres, que geralmente são expressos em termos de índice de acidez ou em gramas de ácido oléico.
Os resultados obtidos revelaram que duas das tres amostras analisadas apresentam o índice de acidez acima do valor especificado pela Norma Moçambicana dos óleos vegetais alimentares fortificados (NM 425: 2012), enquanto que a restante amostra revelou-se dentro dos padrões estabelecido pela mesma Norma.
Objectivos
1.1. Geral
Determinar os parametros de qualidade em amostras do óleo vegetal
1.2. Específicos
Determinar o índice de acidez em amostras de oliva e girassol;
Determinar o índice de acidez numa amostra de óleo vegetal já utilizado na fritura;
Comparar os resultados obtidos das análises;
Comparar os resultados obtidos com os especificados na Norma Moçambicana dos óleos vegetais alimengtares fortificados (NM 425: 2012).
2. Metodologia do trabalho
Revisão da literatura sobre os óleos e métodos de análises de óleos;