Trabalho De Hist Ria
Governo de João Goulart ao Golpe 2
O Governo de Médice 4
O Governo de Geisel 5
O Governo de João Baptista Figueiredo 6
Movimento Diretas Já! 7
Introdução
O presente trabalho é sobre a Ditadura Militar, mas concretamente sobre os presidentes daquela época. O objetivo deste trabalho é falar a respeito de cada governo que os presidentes abordavam.
Está organizado em 6 partes. Na parte 1, será abordado o Governo de João Goulart e seus objetivos, na parte 2, falaremos sobre o Governo de Castelo Branco, parte 3, sobre O Governo de Médice que fala sobre sua vida e carreira na política, parte 4, sobre Governo de Geisel, parte 5, Governo de João Baptista, que falará sobre o último general no poder, e por fim a parte 6, que contém informações sobre um projeto de lei conhecido como Diretas Já!
Governo de João Goulart ao Golpe
A renúncia de Jânio acentuou a situação de instabilidade política. Jango estava na China e a Constituição era clara: o vice-presidente deveria assumir o governo. Porém, os ministros militares se opuseram à posse, pois viam nele uma ameaça ao país. Graças às mudanças propostas no Ministério do Trabalho, muitos acreditavam que o vice-presidente mantinha vínculos com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e com o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Apesar disso, não havia unanimidade nas altas esferas militares sobre o veto a ele.
No Congresso Nacional, os parlamentares também se opuseram ao impedimento da posse de Jango. Na volta da China, Goulart aguardou em Montevidéu, capital do Uruguai, a solução da crise político-militar desencadeada após da renúncia de Jânio. Como os militares não retrocediam, o Congresso fez uma proposta conciliatória: a adoção do parlamentarismo. O presidente tomaria posse, preservando a ordem constitucional, mas parte de seu poder seria deslocada para um primeiro-ministro, que chefiaria o governo.
No dia 2 de setembro de 1961, o sistema parlamentarista foi aprovado pelo Congresso Nacional. No dia 8 desse mês, Jango