Trabalho De Granulometria
Agregados são fragmentos de rocha originados de ação mecânica promovida pelo homem e são materiais inertes que, no início do desenvolvimento do concreto, eram adicionados à massa de cimento e água, para dar “corpo”, tornando-a mais econômica. Por isso apresentam grande importância na indústria de construção civil, aumentando a resistência ao desgaste, e economia na produção de concreto.
A análise granulométrica consiste na determinação das dimensões das partículas que constituem em amostras e no tratamento estatístico dessa informação.
Basicamente, o que é necessário fazer, é determinar as dimensões das partículas individuais e estudar a sua distribuição, pelo peso de cada classe dimensional considerada, pelo seu volume e pelo número de partículas integradas em cada classe.
OBJETIVOS
Realizar o ensaio de granulometria através do peneiramento e com a finalidade de obter a curva granulométrica de um agregado.
Pesar as massas retidas em cada peneira e assim determinar a porcentagem do material retido, de material acumulado, a finura e o diâmetro máximo do agregado.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais utilizados
Areia seca.
Recipiente de louça.
Peneirador Eletromagnético “Contenco”.
Peneiras padronizadas nas medidas que seguem a tabela.
Balança “Marte Slim” modelo MS10k
(max 10000g – min 5g)
D= 0,1g – e= 1g
Escova de aço.
Procedimentos experimentais
1. Coletar amostra do agregado e fazer a pesagem para obter a massa total;
2. Arrumar as bandejas do peneirador em ordem crescente;
3. Em seguida colocar o agregado no peneirado por 2 minutos;
4. Após 2 minutos da vibração, pesar o material retido em cada bandeja do peneirador;
RESULTADOS
Com os valores das massas retidas em cada peneira utilizada é possível calcular o percentual do material retido, o acumulado retido e o acumulado passando TABELA.
TABELA
DADOS COLETADOS E CALCULADOS
Peneira nº
Abertura (mm)
Material Retido (g)
Material Retido (%)
Material Acumulado (%)
Material Acumulado que